segunda-feira, 30 de setembro de 2013

95 ° Aniversário de Áurea da Costa Dantas


Hoje, com muita alegria, desejamos os mais sinceros votos de felicidades e estima à Áurea da Costa Dantas, nossa querida Dona Áurea, que celebra neste 1° de Outubro seu 95 ° aniversário! Foi com muita satisfação que denominamos nosso grupo de "Companhia de Artes Áurea Dantas", como uma forma de homenagear alguém que em épocas passadas, com bem mais dificuldades, acreditou na arte de fazer teatro! Conheça um pouco da sua história!



Biografia de Áurea da Costa Dantas *

“Às vezes tem gente que diz “Áurea, deixa disso, tu não tem mais idade pra isso não” (risos) e eu digo “me deixe morrer primeiro” (risos). Eu gosto, gosto muito de teatro, gosto muito.”
            Quanta jovialidade presente em apenas uma frase. E mais interessante é saber que tal frase pertence a uma senhora de 95 anos: Áurea da Costa Dantas, popularmente conhecida por Dona Áurea. Juntamente com Francisca Emília da Fonseca, seu nome é sempre remetido à história do teatro cuiteense como atriz e diretora.
            Filha de Celso Otaviano da Costa e Rita Florentina da Costa, Áurea nasceu no dia 1° de outubro de 1918 no sítio Imbé do município de Cuité-PB. Aos 6 anos de idade, mudou-se para cidade com sua família, e passou a morar na casa construída por seu pai na rua João Pessoa.
            No início dos anos 30, foi convidada pela senhora Francisca Emília (Dona Chicota) para compor o elenco de alguns “dramas” (termo bastante utilizado na época para se referir a apresentações teatrais) que estavam sendo montados. Dona Chicota reunia o elenco em sua casa, onde passava os textos e dirigia os espetáculos, além de ser responsável também pelo cenário e figurino.
            Uma das primeiras peças apresentadas chamava-se “A Louca do Jardim”, uma comédia protagonizada por Áurea Dantas. Como ainda não existia teatro na cidade, as apresentações aconteciam no Mercado das Três Portas, no armazém de Jeremias Venâncio (marido de Chicota) situado na Rua João Pessoa e na Usina de beneficiamento do algodão de Benedito Venâncio (atual Mercado Público).
            Áurea permaneceu no elenco de Chicota até 1944, quando se casou com Nilton Sátiro Dantas e foi morar na cidade de Teixeira-PB. Após ficar viúva, retornou à Cuité em 1961, onde se aposentou anos depois.
            A partir de então, Áurea Dantas começou a organizar seu próprio elenco, passando a encenar, dirigir e produzir novos espetáculos. Na época, muitas das apresentações aconteciam no Salão Paroquial Nossa Senhora das Mercês. Foram apresentadas as peças “A Velha Debaixo da Cama”, “Estela”, “Caduquice de Avó” e “Dan, a Pequena Mártir do Cristo Rei”.**
            Ao longo dos anos, além de apresentar seus trabalhos em Cuité, Áurea conseguiu levar alguns espetáculos para as cidades de Cacimba de Dentro e Nova Floresta na Paraíba, e Santa Cruz no Rio Grande do Norte.
            Em 2004, como uma forma de homenagear quem tanto contribuiu para a cultura cuiteense, foi inaugurado o Teatro Municipal de Cuité com o nome de “Francisca Emília da Fonseca”, e o auditório do espaço foi nomeado de “Áurea da Costa Dantas”.
            Recentemente, a artista escreveu ainda duas comédias teatrais: “A Patroa Velhaca” e “A Bruxa”. A primeira retrata a vida de uma empregada que sofre com as cobranças dos comerciantes direcionadas a sua patroa que “vive no luxo”, mas não paga uma conta sequer. Já “A Bruxa” conta a história de uma senhora que desejava entregar de presente uma “bacorinha” ao bispo, mas é questionada por um grupo de alunos se ela seria uma bruxa, devido aos trajes exóticos que vestia. As duas comédias já foram apresentadas diversas vezes, tanto no salão paroquial quanto no Teatro Municipal, e ambas aclamadas fortemente pelo público.
            Em março de 2010 a Cia. de Teatro Adorai decidiu fazer uma homenagem para Áurea, alterando o nome do grupo teatral para Cia. de Artes Áurea Dantas – CAAD. Até hoje ela tem acompanhado as atividades da companhia e sempre está presente nos eventos culturais da cidade.
            Atualmente Áurea Dantas é integrante do Apostolado do Sagrado Coração de Jesus na Paróquia de Nossa Senhora das Mercês e participa do Programa “Confia no Senhor” da Rádio Comunitária Caminhando na Luz. Também coopera na organização da Festa da Padroeira e participa, sempre que possível, de eventos culturais ligadas ao teatro e ao Museu do Homem do Curimataú.
Dona Áurea, hoje com 95 anos, transborda seu carisma por onde passa, e tem a satisfação de contribuir com a cultura local. Uma cuiteense ilustre e humilde, que sempre demonstrou e demonstra alegria no que faz.
“O teatro foi a coisa melhor do mundo que eu já pude encontrar na minha vida...”  
 (Áurea da Costa Dantas)

*Escrita por Osmael Oliveira, com base em entrevista realizada com a senhora Áurea Dantas em Agosto de 2012. 
** Retirado do livro "Cuité Diagnóstico Sócio-Econômico" (SEBRAE-PB,1996)

Nenhum comentário:

Postar um comentário